Falar sobre alimentação e hábitos alimentares é uma tarefa cada vez mais complexa nos dias de hoje. Nos últimos anos, a alimentação infantil tem sido amplamente discutida no Brasil, com a alimentação saudável ganhando espaço nas rotinas familiares e no ambiente escolar. Portanto, compreender o apetite das crianças é de extrema importância. O apetite regula a ingestão de alimentos e cada indivíduo tem suas preferências alimentares. Muitas crianças não conhecem as recomendações nutricionais e, por isso, podem não aceitar facilmente certas regras alimentares impostas. É importante frisar que, a partir do primeiro ano de vida, é esperado que o apetite da criança diminua devido à redução da velocidade de crescimento.
O arroz e feijão é uma preparação básica para nós brasileiros, uma combinação perfeita e nutritiva. No entanto, um dos desafios de algumas crianças é aceitar o feijão carioca. O que fazer nesses casos? A resposta é simples: oferecer outro alimento com valor nutritivo semelhante.
Algumas opções de substituição para o feijão carioca incluem outras leguminosas, como lentilha, ervilha, grão-de-bico, feijão preto e feijão branco. Caso essas opções não sejam bem aceitas, a combinação de carne vermelha e legumes verdes pode oferecer um combo nutritivo. É importante também criar receitas criativas sempre que possível, para tornar a hora da alimentação um momento descontraído e agradável. A alimentação saudável não se restringe a um único alimento, mas sim ao conjunto da dieta como um todo!
Referências: Ebook “Meu filho não come!: Conselhos para prevenir e resolver esseproblema”, 2017Ana Caroline Setti “Meu filho parou de comer arroz e feijão. Devo me preocupar?,2021”FERNANDA MONTANO, 2013 “14 alimentos fundamentais para a saúde dascrianças“